Empresa Sustentável

Meio Ambiente

Kitambar Artefatos de Cerâmica é a primeira fabricante de telhas do Nordeste a ter um projeto de crédito de carbono com aplicação da metodologia SOCIALCARBON.

O documento comprova que a empresa, após modificar o sistema de queima de combustíveis de lenha para biomassa, passou a compensar o impacto causado ao meio ambiente com a emissão de gás carbônico.

A substituição começou a ser feita no final de 2006. Dois anos depois a Kitambar já havia cessado a utilização de lenha e passado a reaproveitar como combustível materiais como a casca de coco, lenha de algabaroba e pode de cajueiro. Estima-se que a cerâmica reduzirá 417,800 tCO2e no período de 10 anos.

Para deixar de desmatar a mata nativa foi necessário investir na troca de equipamentos. Mais o investimento valeu a pena porque a conquista abre as portas do mercado internacional,que exige cada vez mais dos fornecedores.  “o hexágono utilizado na metodologia SOCIALCARBON para analisar um projeto demonstra os vários níveis de comprometimento da empresa e dentro dessa análise hoje estamos dentro das empresas que possuem crédito de carbono Premium.

A metodologia SOCIALCARBON é um mecanismo estabelecido pelo Protocolo de Kyoto para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Os países signatários deste acordo mundial são obrigados a reduzir até 2012 a emissão destes gases em 5,2% ds níveis de 1990.

Sustentável

Para atingir tal meta, podem contar com o auxílio dos créditos de carbono, onde uma tonelada de gás carbônico que é deixada de ser emitida para a atmosfera equivale a um crédito de carbono, que pode ser transacionado em mercados de carbono.

Dentro desse princípio, foram estabelecidos mecanismos com objetivo de contribuir com os países em desenvolvimento, para que atinjam o desenvolvimento sustentável. E com os países desenvolvidos, para que cumpram seus compromissos de redução das suas emissões de gases de efeito estufa. Um desses mecanismos é o mercado voluntário da metodologia SOCIALCARBON.

Esse mercado transaciona a metodologia SOCIALCARBON, mas não cumpre com exigências regulatórias. No mercado voluntário há o interesse de se atender consumidores cada vez mais exigentes, que buscam empresas empenhadas em ações ambientais, além de atrair outros, que preferem produtos com selo que comprove que as emissões de gases de efeito estufa do processo produtivo foram neutralizadas.

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